Vila Nova de Cerveira recebe de 28 de Maio a 2 de Junho, a Conferência Internacional Ecologia e Conservação de Peixes de Água Doce (International Conference Ecology & Conservation of Freshwater Fish – ECFF 2012). A organização é da Câmara Municipal, através do Aquamuseu do Rio Minho, da Escola Superior Gallaecia e do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental. Nesta altura há já mais de meia centena de participantes estrangeiros inscritos, oriundos de cerca de quatro dezenas de países, de praticamente todos os continentes.
Alguns dos mais conceituados especialistas internacionais sobre a problemática dos peixes de água doce vão estar em Cerveira durante uma semana. O encontro vai reunir trabalhos de investigadores sobre a biologia e a ecologia dos peixes de água doce, o funcionamento dos seus ecossistemas e ameaças.
O programa provisório deste evento científico está disponível no site do ECFF 2012, a que se pode aceder também através da página do Aquamuseu do Rio Minho.
De realçar o elevado nível dos conferencistas convidados e cujas presenças estão garantidas, entre eles o especialista americano Alex Flecker, da Universidade de Cornell, EUA. De Bordéus, França, virá a Cerveira Eric Rochard, do Cemagref - Research Institute in Sciences and Techniques for the Environment. Da Universidade de Girona, Espanha, chegará, por sua vez, Emili García-Berthou. Ian G. Cowx, da Universidade de Hull, Reino Unido, é mais um dos conferencistas que falará nesta conferência. Leif Asbjørn Vøllestad, da Universidade de Oslo, Noruega é outro dos nomes dados como certos. Da Alemanha, Universidade de Hamburgo, deslocar-se-á a Cerveira Ralf Thiel. O painel de conferencistas convidados integra ainda a investigadora portuguesa Maria João Collares Pereira, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
O comité organizativo é formado por Carlos Antunes, responsável pelo Aquamuseu do rio Minho; Eric Rochard (Cemagref, França); Javier Lobón-Cerviá (MNCN-CSIC, Espanha); Mariana Correia (Escola Superior Gallaecia, Vila Nova de Cerveira); Micaela Mota (CIMAR/CIIMAR); Ronaldo Sousa (CIMAR/CIIMAR, Universidade do Minho, Portugal) e Sérgia Costa-Dias (CIMAR/CIIMAR).
Além da comunidade científica nacional, designadamente proveniente de universidades de todo o país, é aguardada em Vila Nova de Cerveira cerca de centena e meia de participantes estrangeiros, vindos de quatro dezenas de países distintos, com destaque para os países da Europa, mas também de destinos como Brasil, Colômbia, Nova Zelândia, Costa do Marfim, México e países africanos, entre outros.
Mais informações aqui e aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário