Este Seminário, que se realiza a 26 de maio, é organizado no âmbito de um projeto de investigação em curso intitulado TEL - Teachers Exercising Leadership, cuja Investigadora Responsável é Maria Assunção Flores, da Universidade do Minho, e tem como objetivo analisar e compreender o contexto social, cultural e político em que se inscreve o trabalho dos professores e educadores, sobretudo em termos de desafios e oportunidades que se colocam no exercício da liderança. As várias sessões integradas no Seminário têm início às 9h00 e contam com a participação de académicos e investigadores, nacionais e estrangeiros, nomeadamente dos EUA e do Reino Unido.
A literatura internacional tem chamado a atenção para a importância do trabalho dos professores nas escolas não apenas como executores curriculares mas também como decisores, exercendo funções diversificadas de liderança. São atores cruciais nos processos de mudança, no desenvolvimento e aprendizagem das crianças e dos jovens, na promoção de comunidades profissionais e na reconstrução da identidade e do profissionalismo docente.
Os objetivos específicos do Seminário, tal como os do Projeto, são: analisar a cultura organizacional e profissional das escolas em que os professores trabalham; compreender o modo como os professores constroem o seu profissionalismo e desenvolver estratégias no sentido de potenciar a liderança dos professores nas escolas.
As várias sessões que integram o Seminário contam com a participação de académicos e investigadores, nacionais e estrangeiros, nomeadamente dos EUA e do Reino Unido, assim como profissionais da educação dos vários níveis de ensino, constituindo um importante momento de reflexão e de debate sobre a situação atual e os desafios que se colocam à profissão docente.
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