Clique em Ler mais para obter informação detalhada.
Workshop "BULLYING: Caraterização e Intervenção" - 28 e 29 de Setembro
Workshop "BULLYING: Caraterização e Intervenção" - 28 e 29 de Setembro
Iniciação à Lingua Gestual Portuguesa - 22 de Setembro a 24 de Novembro 2012
Hiperactividade com défice de atenção - 19 e 20 de Outubro 2012
Hiperactividade com défice de atenção - 19 e 20 de Outubro 2012
Workshop "Coaching" - 27 de Outubro 2012
Dislexia e outras dificuldades de aprendizagem - 13 a 15 de Novembro de 2012
Dislexia e outras dificuldades de aprendizagem - 13 a 15 de Novembro de 2012
WORKSHOP
“BULLYING: Caraterização e Intervenção …”
Destinatários
Professores, Educadores de Infância, Psicólogos, outros Técnicos ligados à Educação e à Ação Social, Estudantes do Ensino Superior das áreas referidas anteriormente
Formadora
Carla Sousa – Psicóloga e Formadora há 10 anos, nas áreas comportamentais e de formação de formadores. É Psicóloga de um Agrupamento de Escolas e trabalha com crianças e adolescentes desde 2003. Tem desenvolvido diversas atividades no âmbito da educação para a saúde de caráter preventivo. Tem Mestrado em Ativação do Desenvolvimento Psicológico pela Universidade de Aveiro e Pós-Graduação em Psicoterapia com Crianças e Adolescentes e em Psicologia do Adulto.
Local de Realização
ASAS – Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso
Objetivos
Objetivo Geral
Caraterizar a problemática Bullying de forma a potenciar reflexões que permitam prevenir a ocorrência do mesmo.
Objetivos específicos:
- Distinguir violência de Bullying;
- Caraterizar os diferentes tipos de Bullying;
- Identificar os “intervenientes” no Bullying;
- Reconhecer os sinais de Bullying;
- Identificar fatores de risco e de proteção;
- Identificar estratégias de prevenção da problemática.
Duração
6 Horas
Cronograma
28 de Setembro entre as 19h00 e as 22h00 e 29 de Setembro entre as 10h00 e as 13h00
Conteúdos Programáticos
I. Violência vs Bullying:
Definir violência e distingui-la do Bullying
Características do Bullying
Locais onde preferencialmente ocorre
II. Tipos de Bullying:
Físico
Psicológico
Social
Verbal
Cyberbullying
III. Intervenientes no Bullying:
Bully, Vítima, Espetadores;
Características Físicas e Psicológicas do Bully
Características Físicas e Psicológicas da Vítima
Sinais de Bullying:
Identificar sinais de alerta que poderão indicar a vivência de Bullying
Fatores de risco e de proteção:
Individuais
Familiares
Sociais
Outros
Consequências do Bullying:
Consequências da experiência de vitimização
Consequências da experiência de perpetuação
Intervenção no Bullying
Modelo sistémico de Intervenção
Estratégias preventivas face ao Bullying
Estratégias remediativas face ao Bullying
CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA/ MAIS INFORMAÇÕES
35 Euros (Inscrições Individuais)
Desconto de 5% Adicional para Associados da ASAS
Nota: As inscrições podem ser realizadas até dia 25 de Setembro. Deverá ser preenchida a ficha de inscrição anexa e entrega-la depois de preenchida na ASAS pessoalmente ou via correio ou e mail.
FORMAÇÃO
INICIAÇÃO LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA
DESTINATÁRIOS
Todos os interessados com escolaridade mínima obrigatória
Formador
Bruno Remédios - Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa – Ramo de Lecionação de Língua Gestual Portuguesa, Escola Superior de Educação do Instituto de Coimbra; frequenta o Curso de Mestrado em Ciências da Educação – Domínio em Educação e Surdez, Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Possui Certificado de Aptidão Profissional (CAP), Conselho Cientfíco-Pedagógico de Formação Contínua de Braga/IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional; atualmente exerce funções como Formador/Docente de LGP (Língua Gestual Portuguesa) na Escola EB 2/3 de Lamaçães, Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos, em Braga desde o ano letivo 2007/2008; foi professor convidado durante os anos na Escola Superior de Educação do Porto, tendo formado vários Interpretes de Língua Gestual Portuguesa; Desde Julho de 2006 que é Formador das Ações de Sensibilização de Língua Gestual Portuguesa, na Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso.
OBJECTIVOS
GERAIS: Dotar os participantes de conhecimentos básicos em Língua Gestual Portuguesa de forma a contribuir para uma melhor interação comunicacional com a Comunidade Surda.
ESPECÍFICOS: No final da formação os participantes deverão ser capazes de individualmente exprimir em Língua Gestual Portuguesa: a Dactilologia; as Saudações; os Pronomes Pessoais e Possessivos; as Cores; os Dias da Semana; os Meses do Ano; Estações do Ano; a composição dos vários elementos de uma família e os tipos de habitações.
PROGRAMA
1. Prática de Língua Gestual Portuguesa
1.1. Vocabulário Temático:
- Dactilologia
- Saudações
- Pronomes Pessoais e Possessivos
- Cores
- Dias da Semana
- Meses do Ano
- Estações do Ano
- Família
- Identificação
- Tipo de Habitações e Divisões
1.2. Interação comunicacional dos participantes
Nota: As sessões serão organizadas segundo o método de trabalho em grupo, através da imersão total no ambiente comunicacional da LGP (regra do silêncio, treino de observação visual)
CARGA HORÁRIA & CRONOGRAMA
Carga Horária: 30 horas
Cronograma: Início: 22 de Setembro de 2012/ Término 24 de Novembro de 2012
Horário de Funcionamento: Sábados das 14h30 às 17h30
LOCAL DE REALIZAÇÃO
ASAS – Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso - Rua Dr. Carneiro Pacheco, 458 - 4780-446 Santo Tirso
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Inscrição Individual:
100,00€ Facilidades de Pagamento (Inscrição 30 € + 2 Mensalidades de 35 €)
Inscrição em Grupo:
90,00€ Facilidades de Pagamento (Inscrição 30 € + 2 Mensalidades de 30 €)
Desconto adicional de 5% para associados da ASAS
Inscrições até dia 15 de Setembro de 2012
WORKSHOP
HIPERACTIVIDADE COM DÉFICE DE ATENÇÃO
DESTINATÁRIOS
Técnicos que lidam com estas problemáticas (psicólogos; professores; educadores; terapeutas; assistentes sociais; profissionais ligados à saúde e educação; estudantes de ensino superior e também pais de crianças com estas problemáticas).
FORMADOR
OCTÁVIO MOURA – Licenciado e Mestre em Psicologia. Especialista na área da Dislexia e noutras valências psicológicas. Trabalha a nível clínico em consulta psicológica de crianças e jovens. Docente universitário e colaborador em projetos de investigação científica no ensino superior. Vasta experiência pedagógica na formação de psicólogos, professores e outros técnicos superiores da educação e saúde. Formador com Certificado de Formador de Professores (CFP) e Certificado de Aptidão Profissional (CAP). Psicólogo credenciado pela DREN para efeitos de avaliação psicopedagógica.
CARGA HORÁRIA & CRONOGRAMA
Carga Horária: 9 horas
Cronograma: 19 de Outubro (19h - 22h) e 20 de Outubro (9h30-12h30 e 14h00-17h00)
LOCAL DE REALIZAÇÃO
ASAS – Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso
Rua Dr. Carneiro Pacheco, 458
4780-446 Santo Tirso
OBJECTIVOS
Os objetivos deste workshop visam dotar os formandos das competências necessárias para:
· Conhecer os principais conceitos inerentes à Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA).
· Identificar as principais características sintomatológicas da PHDA e reconhecer os três subtipos desta perturbação.
· Implementar um conjunto de estratégias de intervenção comportamental nas crianças e jovens com PHDA.
· Reconhecer e diferenciar outras formas disruptivas do comportamento.
PROGRAMA
1. Conceito de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)
1.1 Definição de PHDA
1.2 Prevalência da PHDA
1.3 Etiologia da PHDA
1.4 Impacto da PHDA nos vários contextos
2. Avaliação de Diagnóstico
2.1 Principais características das crianças com PHDA
2.2 Critérios de diagnóstico
2.3 Subtipos da PHDA
2.4 Instrumentos de avaliação (pais, professores, crianças, …)
3. Intervenção Terapêutica
3.1 Estratégias de intervenção comportamentais nos diferentes contextos
4. Outras Perturbações/Problemáticas do Comportamento
4.1 Perturbação de Oposição
4.2 Perturbação do Comportamento
4.3 Bullying
5. Casos Práticos e Estudo de Casos
CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA/ MAIS INFORMAÇÕES
50 Euros (Inscrições em Grupo)
Nota: As inscrições podem ser realizadas até dia 15 de Outubro. Deverá ser preenchida a ficha de inscrição anexa e entrega-la depois de preenchida na ASAS pessoalmente ou via correio ou e mail.
WORKSHOP
COACHING
ENQUADRAMENTO
O coaching permite a qualquer pessoa aumentar a rapidez com que atinge os seus resultados, com claro enfoque no(s) objectivo(s).
O coaching resulta num incremento da produtividade e da qualidade do trabalho, melhora o desempenho da pessoa e acciona os recursos internos daqueles que o praticam.
Esta acção visa dar a compreender o que é, como se faz e a razão pela qual o Coaching está tão na moda nos dias de hoje – de facto, os resultados aparecem!
DESTINATÁRIOS
Estudantes de Ensino Superior nas áreas das Ciências Sociais; Psicólogos; Sociólogos; Técnicos Superiores de Serviço Social; Profissionais da área da Educação
FORMADOR
Magda Dias
Formadora há 10 anos, nas áreas comportamentais, trabalha com diversas entidades desde a indústria automóvel, indústria alimentar, passando por associações empresariais e entidades não governamentais, entre outras.
Na vertente da formação/consultoria, trabalha áreas como a liderança, a gestão de equipa, a motivação, o atendimento e a comunicação. Pós-graduada em Inteligência Emocional pela SixSeconds.org, pertencendo à sua rede internacional. Tem também formação em Programação Neuro-Linguística. Pós-graduação em Higiene e Segurança no Trabalho. Colabora com PME ligada à indústria metalo-mecânica, desenvolvendo os seus Recursos Humanos e a HST. Aí também actua na área comercial e desenvolve as relações públicas da mesma. Coach Certificada, Consultora em RH e em Entusiasmo.
CARGA HORÁRIA & CRONOGRAMA
Carga Horária: 6 horas
Cronograma: 27 de Outubro (sábado) entre as 09h30 e as 12h30 e das 14h00 às 17h00
LOCAL DE REALIZAÇÃO
Biblioteca Municipal de Ferreira do Alentejo – Rua Conselheiro Júlio de Vilhena, nº 5 – 7900 Ferreira do Alentejo
OBJECTIVOS
Com este workshop vamos proporcionar aos participantes uma clara compreensão de quais são as bases nas quais o coaching assenta e a razão pela qual se trata de uma ferramenta com resultados tão rápidos e sustentáveis.
Assim, os participantes vão:
- Conhecer a estrutura de um processo de coaching;
- Distinguir os diferentes tipos de coaching;
- Avaliar as diferentes ferramentas utilizadas num processo de coaching;
- Usar e aplicar os conceitos e a aprendizagem efectuada em sala.
PROGRAMA
Introdução ao Coaching.
Os Pressupostos do Coaching.
Benefícios do Coaching para o Indivíduo e para as Organizações.
O impacto do Coaching individual ou na equipa de trabalho
Estrutura do Processo de Coaching
A Postura do Coach diante do seu Coachee.
O líder Coach
Perfil de Competências do Coach Eficaz.
Modelos de coaching de equipa, pensamento e acção sistémica
Abordagens usadas pelos Profissionais de Coaching: PNL
Condução das Sessões de Coaching
Ckeck-list para uma sessão de coaching
O Processo de Coaching:
Saber perguntar e saber escutar
Estabelecer objectivos focados à resultados a curto, médio e longo prazo
Estabelecer Meta-Objectivos–linha do tempo
Fases de um Plano de Acção e a Importância da Flexibilidade.
Avaliação e Feedback
Roda da Vida, dos Valores Pessoais e da Satisfação Pessoal
Hierarquia dos Valores
O coaching e a Inteligência Emocional
A Inteligência Emocional e Intelectual
Pensamento e emoção
Estilos de pensamento e percepção
Auto conceito e auto imagem
Crenças, atitudes e limites
Transformar crenças e convicções limitadoras
Criar crenças potencializadoras
Técnicas e Ferramentas.
Metáforas
A arte de criar tarefas.
Estruturas mentais e Ancoras
Mapas mentais
Metáforas
A arte de criar tarefas.
Estruturas mentais e Ancoras
Mapas mentais
CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA/ MAIS INFORMAÇÕES
50 Euros (Inscrições Individuais)
Desconto de 5% Adicional para Associados da ASAS
Nota: As inscrições podem ser realizadas até dia 15 de Outubro.
Sem comentários:
Enviar um comentário