domingo, 17 de março de 2013

"O Burnout - prevenção e reabilitação. Profissionais de contacto com jovens desviantes - Compreender para intervir" - Madeira

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Estão abertas inscrições para a formação "O Burnout - prevenção e reabilitação. Profissionais de contacto com jovens desviantes - Compreender para intervir" promovida pelo SIPE - Madeira.
Formação acreditada pelo CCPFC (1 crédito)
Local: Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (Carmo - Câmara de Lobos)
Datas: 6 de abril a 4 de maio de 2013 (25h)
Inscreva-se até 20 de março aqui.

A Síndrome de Burnout apresenta-se, hoje, como um dos grandes problemas psicossociais que afetam os profissionais das mais diversas áreas. Esta realidade tem gerado um enorme interesse e preocupação, não só da comunidade científica internacional, como também de entidades governamentais, empresariais, educacionais e sindicais em todo o Globo, devido à severidade das consequências, tanto individuais, quanto organizacionais, apresentadas pela Síndrome, especialmente como fator de interferência nas relações interpessoais.

Segundo GARDNER (apud WOOLFOLK, 2000:109-110), a inteligência interpessoal, a habilidade de lidar e entender as carências e necessidades do outro, o resgate do entrosamento e a comunicação eficiente e eficaz são necessários neste mundo globalizado. Assim, percebe-se que a presença de um quadro sintomático da Síndrome de Burnout é extremamente preocupante, na medida em que afeta significativamente uma das capacidades mais importantes da prática docente.

Considerando que os professores são um dos grupos de profissionais em que se verifica maior prevalência de Burnout, o que se caracteriza, em traços gerais, por níveis elevados de exaustão emocional e despersonalização e baixa realização pessoal, torna-se importante a realização deste curso.

Partindo, igualmente, do pressuposto que este síndrome se deve, muitas vezes, às características exigentes da população de contacto destes profissionais, por vezes, jovens com comportamento social desviante, fator diretamente relacionado com alguns pontos fracos da análise SWOT que constam dos vários Projetos Educativos de Escola, designadamente, "indisciplina/desrespeito dos alunos" e "dificuldade em trabalhar com os alunos", torna-se premente o desenvolvimento desta ação de formação.

Esta formação pretende que os professores conheçam estratégias de prevenção Burnout, para que os próprios mantenham bons níveis de desempenho profissional, bem como compreender as características de alunos com problemáticas sociais, dotando-os de melhores competências enquanto agentes de socialização dos mesmos.

Conteúdos:

· Os sintomas Burnout.

· Estratégias de prevenção Burnout.

· Indicadores de satisfação geral no trabalho, bem-estar psicológico e fontes de stress ocupacional.

· A multicausalidade do comportamento desviante.

· Mediação cognitiva.

· Crenças constitutivas de autoconceito.

· Processos cognitivos disfuncionais.

· Finalidades da intervenção com jovens problemáticos socialmente e no contexto escolar.

· Natureza dos fatores de mudança dessa população:

o A comunicação;

o Relacionamento interpessoal;

o Distorções cognitivas desses jovens.

o Agentes da comunidade que atuam no âmbito da delinquência juvenil - modos de atuação.


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