Próxima ação promovida pelo Centro de Formação da APM: Programa de Matemática e Metas
Curriculares
Destinatários: Professores de Matemática do Ensino Básico (1º, 2º e 3º ciclos) e Secundário - formação acreditada pelo CCPFC
Data de início e local:
Caldas da Rainha - 14 de maio de 2013
Braga - 21 de maio de 2013
Curriculares
Destinatários: Professores de Matemática do Ensino Básico (1º, 2º e 3º ciclos) e Secundário - formação acreditada pelo CCPFC
Data de início e local:
Caldas da Rainha - 14 de maio de 2013
Braga - 21 de maio de 2013
Moderadora: Elsa Barbosa
Intervenientes: Miguel Abreu (Presidente da SPM) e Jaime Carvalho e Silva (Vice-Presidente da APM)
Inscrições: Gratuita mas de inscrição obrigatória a realizar na página da Santillana
Objetivos:
Analisar a pertinência e adequação das metas curriculares.
Discutir o tema em torno de algumas questões sobre o tema: Que opiniões têm os professores de matemática e os matemáticos sobre as metas curriculares? O atual programa de matemática do ensino básico ainda não terminou de ser implementado e já surgem as metas, aparentemente dois documentos divergentes, que consequências para o ensino aprendizagem da Matemática? Que consequências terão as metas na gestão curricular? Quais as influências nas práticas letivas dos professores? Que estratégias utilizar enquanto professores?
Conteúdos a abordar:
1. Metas Curriculares (metas), consequências para o ensino da Matemática
1.2. Pertinência da coexistência das atuais metas com o Programa de Matemática do ensino básico
2. Que consequências terão a implementação das metas no ensino e na aprendizagem da Matemática?
2.1 Dificuldades na gestão curricular
-O papel da tecnologia
- Que consequências para a avaliação?
3. Manuais escolares – que influência das metas?
2. Que consequências terão a implementação das metas no ensino e na aprendizagem da Matemática?
2.1 Dificuldades na gestão curricular
-O papel da tecnologia
- Que consequências para a avaliação?
3. Manuais escolares – que influência das metas?
Título da ação: Avaliação das aprendizagens em Matemática
Destinatários: Professores de Matemática do Ensino Básico (do 1º ao 3º ciclo) e do Secundário
Local: Lisboa, 24 de Abril de 2013
Formadores: António Borralho e Elsa Barbosa
Inscrições: Gratuita mas de inscrição obrigatória a realizar na página da Santillana
Objetivos:
Esta ação procura incentivar o desenvolvimento profissional dos professores de modo a promover práticas de avaliação de e para as aprendizagens, alicerçadas na reflexão participada, conducentes a uma melhoria das aprendizagens dos alunos.
Conteúdos a abordar:
1. Fundamentos e Perspectivas Teóricas sobre Avaliação
2. A Avaliação Formativa e a Avaliação Sumativa
3. Recolha, Análise, Registo e Divulgação da Informação
3.1. Métodos e tarefas de recolha de evidências de aprendizagem
3.2. Instrumentos e tarefas de avaliação
3.3. Instrumentos e técnicas de avaliação: utilizações, vantagens e desvantagens
3.4. Objectivos e critérios de avaliação
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