quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Workshop: "EDUCAÇÃO COGNITIVA: Introdução aos Programas de Aprender a Pensar" - Lisboa

Workshop: "DISCALCULIA: Avaliação e Intervenção" promovido pela Oficina Didática.
Dara: 12 Outubro 2013 (sábado)


Tendo em consideração que na sociedade cognitiva dos nossos dias deixou de ser importante ensinar conteúdos e passou a ser fundamental o ensino de estratégias para aprender a pensar, então, mais do que se centrar na aquisição e na retenção de informação, a resposta educativa deve capacitar as crianças e alunos a terem acesso à informação para a usar na resolução dos problemas, sejam de cariz académico, relacional ou quotidiano.
Deste modo, embora se tenha procurado perceber e explicar tanto os domínios da realização escolar e de construção de conhecimento (mais próximo da aprendizagem), como o desempenho cognitivo e resolução de problemas (mais próximo da inteligência), torna-se fundamental procurar perceber e explicar a habilidade para usar técnicas que tornem o processo de aprendizagem eficiente.
A Educação Cognitiva (Ensinar a Pensar ou Treino Cognitivo) tem, assim, vindo progressivamente a ganhar espaços próprios ou mais intencionais no seio da escola, pois se até algum tempo atrás, o treino cognitivo era assumido como necessário ao sucesso escolar dos alunos ou como estando subjacente a toda a prática de ensino-aprendizagem, mais recentemente tem-se assistido a uma progressiva acentuação do interesse e preocupação formal por parte da escola relativamente àquele treino.
Alguns autores afirmam mesmo que a Educação Cognitiva  não só é um objetivo educativo legítimo como deve constituir um verdadeiro imperativo, pois é difícil imaginar uma meta educativa mais importante do que o ensinar e aprender a pensar de um modo mais efetivo, quando a humanidade padece de múltiplas ameaças causadas por comportamentos irracionais.

Data e Horário: 12 de Outubro de 2013 (sábado), das 10 às 17 h

Local: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Parque das Nações)

Objetivos
-  Refletir sobre diferentes metodologias de promoção do potencial cognitivo das crianças garantindo adequada oportunidade de aprender.
-  Abordar diferentes estratégias que têm como objetivo minorar a discrepância entre o potencial de aprendizagem e o desempenho cognitivo e escolar.
-  Sugerir modelos para compensar as disfunções no processamento de informação, que suportam todos os processos de aprendizagem simbólica, e reduzir ao mínimo os fatores de exclusão.
-  Proporcionar o desenvolvimento de uma atitude profissional interveniente, autónoma e geradora de processos auto-formativos, no âmbito da temática da ação de formação.

Conteúdos Programáticos
- A Sociedade Cognitiva
- Referenciais Teóricas da Educação Cognitiva
        . Psicologia do Desenvolvimento
        . Psicologia Cognitiva
        . Neuropsicologia
- Programas de Educação Cognitiva ou de Aprender a Pensar
- Prática com alguns instrumentos de Programas de Educação Cognitiva
- Pistas para a elaboração de atividades de Educação Cognitiva

Destinatários
- Professores e Educadores de Infância;
- Psicólogos, TSEER, Terapeutas da Fala, Explicadores;
- Pais e Encarregados de Educação;
- Profissionais da Saúde;
- Interessados na Educação.

Nº de participantes
            35  (Admissão por ordem de chegada da inscrição.)

Formador
  Prof. Doutor Vitor Cruz
- Licenciado em Educação Especial e Reabilitação
- Mestre em Educação Especial
- Doutor na especialidade de Educação Especial e Reabilitação
- Professor na Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa
- Coordenador do Mestrado em Educação Especial da Faculdade de Motricidade Humana
- Editor Chefe da Revista de Educação Especial e Reabilitação
- Autor dos livros:
. Dificuldades de Aprendizagem Específicas
. Uma Abordagem Cognitiva da Leitura
. Educação Cognitiva e Aprendizagem

Preço de Inscrição
    Até 05 Out. 2013 - 75 €;   Após 05 Out. 2013 - 100 €
Possibilidade de efetuar o pagamento através de 2 cheques pré-datados (30 Set. e 30 Out. 2013).
    Nota: O(s) cheque(s) deve(m) ser passado(s) à ordem de Oficina Didáctica e enviado juntamente com a ficha de inscrição.  
    Em Alternativa, pode efetuar o pagamento por transferência bancária - o nosso NIB é 0010 0000 3333 5050 0012 2. Neste caso, solicitamos que nos envie o comprovativo da transferência, para que tenhamos conhecimento da proveniência do dinheiro (pode ser por email).
    Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão devolvidos.  

Organização e Secretariado
    Oficina Didáctica
    Rua D. João V, nº 6
-B (ao Rato)
    1250-090 Lisboa
    Tel.: 213  872 458 - Email: info@oficinadidactica.pt

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