terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Workshop: "Adequações Curriculares Individuais e Estratégias de Diferenciação Positiva para Alunos com NEE" - Lisboa

Workshop: "Adequações Curriculares Individuais e Estratégias de Diferenciação Positiva para Alunos com NEE"
Organização: Oficina Didáctica
Data: 5 de abril 2014
Local: Parque das Nações, Lisboa



A preocupação crescente com a adoção de práticas educativas inclusivas que proporcionem a todos os alunos um ensino de qualidade, obriga a uma reflexão constante, sobre o tipo de medidas e estratégias a implementar no interior da sala de aula, para dar resposta às necessidades individuais e coletivas dos seus alunos. Numa sala de aula inclusiva, impõem-se as práticas de diferenciação positiva, que assegurem aos alunos com Necessidades Educativas Especiais a igualdade de oportunidades, tanto no acesso ao currículo, como na obtenção de sucesso nas aprendizagens e nos resultados escolares.
Diversificar, diferenciar e flexibilizar são, assim, as palavras-chave para vencer os maiores desafios que se colocam aos profissionais, perante a heterogeneidade de situações. Contudo, nem sempre se encontram nas estratégias diversificadas, ou nas práticas mais flexíveis, as respostas às necessidades individuais de cada aluno. Para alguns, só o recurso a adequações de âmbito curricular é que lhes garante as condições necessárias para potenciar o seu funcionamento biopsicossocial e desenvolver as competências esperadas para o seu grau ou nível de ensino.

Data e Horário: 5 de abril de 2014 (sábado), das 10 às 17 h

Local: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Parque das Nações)

Objetivos
- Promover a reflexão sobre a necessidade de adequações curriculares individuais, como resposta à diversidade dos alunos no contexto da sala de aula inclusiva;
- Refletir sobre os diferentes tipos e níveis de adequações curriculares individuais;
- Desenvolver competências para a identificação da necessidade de adequações no currículo e/ou nos meios de acesso ao currículo;
- Desenvolver competências para a elaboração de adequações curriculares individuais;
- Refletir sobre práticas de diferenciação pedagógica e de organização e gestão de uma sala de aula inclusiva;
- Identificar fatores ambientais facilitadores da aprendizagem.

Conteúdos Programáticos
1. Conceito de Adequações Curriculares na Educação Especial
2. Âmbito e Níveis de Adequações Curriculares Individuais
3. Características das Adequações Curriculares Individuais
4. Práticas de diferenciação e de flexibilização na organização e gestão de ambientes inclusivos
5. Tomada de decisão no seio das equipas multidisciplinares:
a) Quais os alunos que requerem adequações curriculares individualizadas?
b) Quais as adequações necessárias para as diferentes problemáticas?
c) Quando se justifica a adequação curricular?
d) Adequações nas Componentes do Currículo ou Adequações nos meios de Acesso ao Currículo?

Destinatários
- Educadores e Docentes de todos os níveis e ciclos de ensino
- Docentes de Educação Especial e Intervenção Precoce
- Técnicos Especializados das Equipas Multidisciplinares de Avaliação e Intervenção em Educação Especial.

Nº de participantes
            35  (Admissão por ordem de chegada da inscrição.)

Formadora
  Dra. Maria da Conceição Vitorino Baião
- Professora de Educação Especial. Especialização no domínio Cognitivo e Motor
- Mestranda do Curso de Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio da Universidade Lusófona
- Formadora certificada pelo Conselho Científico da Formação Contínua de Professores (Universidade do Minho) com experiência de formação em Escolas/Agrupamentos de Escolas e em oficinas de formação dos Centros de Formação Contínua de Professores.

Preço de Inscrição
    Até 29 Mar. 2014 - 75 €;   Após 29 Mar. 2014 - 100 €
Possibilidade de efetuar o pagamento através de 2 cheques pré-datados (30 Mar e 30 Abr. 2013).
    Nota: O(s) cheque(s) deve(m) ser passado(s) à ordem de Oficina Didáctica e enviado juntamente com a ficha de inscrição. 
    Em Alternativa, pode efetuar o pagamento por transferência bancária - o nosso NIB é 0010 0000 3333 5050 0012 2. Neste caso, solicitamos que nos envie o comprovativo da transferência, para que tenhamos conhecimento da proveniência do dinheiro (pode ser por email).
    Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão devolvidos. 

Organização e Secretariado
    Oficina Didáctica
    Rua D. João V, nº 6-B (ao Rato)
    1250-090 Lisboa
    Tel.: 213  872 458 - Email: 
info@oficinadidactica.pt

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