quarta-feira, 9 de abril de 2014

A Diferenciação Curricular na Inclusão de Alunos com Limitações Cognitivas Acentuadas: Currículos Específicos Individuais de Base Funcional e Planos Individuais de Transição - Lisboa

A Diferenciação Curricular na Inclusão de Alunos com Limitações Cognitivas Acentuadas: Currículos Específicos Individuais de Base Funcional e Planos Individuais de Transição
Organização: Oficina Didáctica
Data: 10 de maio de 2014
Local: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Parque das Nações




A crescente responsabilização da Escola Regular pela inclusão de todos os seus alunos, incluindo aqueles cujo perfil de funcionalidade lhes impede o acesso ao currículo regular e, consequentemente, a aquisição dos conhecimentos e das competências definidas para o seu nível de ensino, impõe a adoção de currículos individuais, especialmente concebidos para garantir o desenvolvimento da autonomia pessoal e social dos alunos, através de uma seleção criteriosa de conteúdos de base funcional, os Currículos Específicos Individuais. Com o alargamento da idade da escolaridade obrigatória para os 18 anos, uma nova realidade se vive no seio das escolas de ensino secundário, que passaram a contar com a frequência dos alunos com limitações cognitivas acentuadas, alunos que em anteriores cenários legislativos, terminavam o seu percurso escolar no 3º ciclo do ensino básico. Neste contexto, ao mesmo tempo que promove a autonomia pessoal e social do aluno para funcionar no maior número de ambientes naturais, através dos respetivos Currículos Específicos Individuais, a Escola Regular assume, ainda, a responsabilidade de promover a transição para a vida pós-escolar e, quando possível, para o exercício de uma profissão, através da implementação dos Planos Individuais de Transição. A tomada de decisão sobre a adoção de Currículos Específicos Individuais, pelo seu caráter irreversível no percurso escolar dos alunos, carece de uma ponderação profunda e partilhada no seio das equipas educativas, dos conselhos de turma e das equipas multidisciplinares de avaliação. Assim sendo, todos os docentes de qualquer nível de ensino, os docentes de educação especial e os técnicos especializados com funções de avaliação, devem apropriar-se dos princípios subjacentes à adoção deste tipo de currículos, bem como adquirir competências para a sua conceção e aplicação.

Data e Horário: 10 maio 2014 (sábado), das 10 às 17 h

Local: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Parque das Nações)

Objetivos
- Definir o perfil dos alunos que deverão beneficiar de currículos específicos individuais;
- Compreender a importância dos currículos específicos individuais para a inclusão escolar e social dos alunos com limitações cognitivas acentuadas;
- Dar a conhecer as características dos currículos específicos individuais e o cariz funcional dos conteúdos a incluir nos vários ambientes de vida do aluno;
- Analisar formas de compatibilizar a aplicação dos currículos específicos individuais no seio das turmas regulares;
- Compreender a necessidade de uma abordagem funcional do currículo na preparação da transição para a vida pós-escolar e conhecer as diferentes fases do processo;
- Adquirir competências para a elaboração de currículos específicos individuais e planos individuais de transição e respetiva implementação na escola e na comunidade;
- Reconhecer a necessidade do envolvimento ativo das famílias e dos alunos na tomada de decisões em cada fase do processo;
- Reconhecer a importância do trabalho colaborativo entre profissionais.

Conteúdos Programáticos
- Público alvo dos currículos específicos individuais;
- Princípios e características dos currículos específicos individuais;
- A abordagem funcional dos conteúdos curriculares;
- Construção de um currículo específico individual;
- Aplicação dos currículos específicos individuais no seio das turmas regulares;
- Os planos individuais de transição como complemento do currículo na fase de transição para a vida pós-escolar;
- Componentes e conteúdos de um plano individual de transição;
- As fases do processo de construção e implementação de um plano individual de transição;
- Cooperação e parcerias institucionais. 

Destinatários
- Educadores e Docentes de todos os níveis e ciclos de ensino
- Docentes de Educação Especial e Intervenção Precoce
- Técnicos Especializados das Equipas Multidisciplinares de Avaliação e Intervenção em Educação Especial.

Nº de participantes
            35  (Admissão por ordem de chegada da inscrição.)

Formadora
  Dra. Maria da Conceição Vitorino Baião
- Professora de Educação Especial. Especialização no domínio Cognitivo e Motor
- Mestranda do Curso de Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio da Universidade Lusófona
- Formadora certificada pelo Conselho Científico da Formação Contínua de Professores (Universidade do Minho) com experiência de formação em Escolas/Agrupamentos de Escolas e em oficinas de formação dos Centros de Formação Contínua de Professores.

Preço de Inscrição
    Até 3 Maio 2014 - 75 €;   Após 3 Maio 2014 - 100 €
Possibilidade de efetuar o pagamento através de 2 cheques pré-datados (30 Abr. e 30 Mai. 2014).
    Nota: O(s) cheque(s) deve(m) ser passado(s) à ordem de Oficina Didáctica e enviado juntamente com a ficha de inscrição. 
    Em Alternativa, pode efetuar o pagamento por transferência bancária - o nosso NIB é 0010 0000 3333 5050 0012 2. Neste caso, solicitamos que nos envie o comprovativo da transferência, para que tenhamos conhecimento da proveniência do dinheiro (pode ser por email).
    Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão devolvidos. 

Organização e Secretariado
    Oficina Didáctica
    Rua D. João V, nº 6-B (ao Rato)
    1250-090 Lisboa
    Tel.: 213  872 458 - Email: 
info@oficinadidactica.pt

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