terça-feira, 23 de outubro de 2012

”Nanomateriais para Bionanotecnologia e Nanomedicina: I&D na Europa e o impacto social e económico das suas aplicações - I&D em Nanomateriais para Aplicações em Bionanotecnologia e Nanomedicina”


Seminários no âmbito do Mestrado em Biofísica e Bionanossistemas "Nanomateriais para Bionanotecnologia e Nanomedicina: I&D  na Europa e o impacto social e económico das suas aplicações - I&D em Nanomateriais para Aplicações em Bionanotecnologia e Nanomedicina"

Data: 25 de outubro de 2012, 9h30.
Local: Sala 210 do CPII, Universidade do Minho, Campus de Gualtar.





Resumo:
Na Europa, a área emergente das Nanociências e Nanotecnologias foi uma das áreas principais de investigação contemplada no anterior 6º Programa-Quadro, com um investimento estimado para este sector na ordem de 1.300 milhões de euro entre 2003 e 2007.
O FP7 (Sétimo Programa-Quadro para a Investigação e Desenvolvimento Tecnológico) corresponde ao principal instrumento da União Europeia para financiar a investigação na Europa (dispondo de mais de 50 mil milhões de euro para todas as áreas científicas), e está em vigor de 2007 até 2013. A Comissão Europeia continua a apostar fortemente na área da Nanotecnologia (tema NMP - Nanociências, Nanotecnologias, Materiais e Novas Tecnologias de Produção), tendo subido o investimento em Nanotecnologia, no 7º Programa-Quadro (2007-2013), para cerca de 3.500 milhões de euros.
A nanotecnologia já apresenta um considerável impacto sócio-económico na Europa, EUA e Japão. Segundo alguns estudos de mercado, poderá vir mesmo a ser responsável por mais de 100 milhões de postos de trabalho directos ou indirectos à escala mundial nos próximos 15 anos. As expectativas para que a Bionanotecnologia e a Nanomedicina melhore a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos são bastante elevadas e, por outro lado, apresenta um potencial enorme para novas soluções para problemas de diagnóstico médico através de técnicas de nanofabricação emergentes. Os potenciais resultados tecnológicos da bionanotecnologia e nanomedicina que contribuirão para a melhoria da saúde humana tornam-se ainda mais relevantes quando se perspectivam desenvolvimentos de novos (bio)-materiais, microdispositivos e técnicas sensoriais (p.ex. lab-on-a-chip), bem como regeneração biológica de órgãos e tecidos.
Nesta palestra serão abordados os temas ligados aos projectos de I&D em Nanotecnologia na Europa, o impacto social e económico de algumas da suas aplicações, em particular na área de bionanossistemas e nanomedicina. Também será apresentada uma breve descrição dos principais projectos em curso nesta área nos quais o autor se encontra actualmente envolvido.

Entrada livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário